segunda-feira, 9 de maio de 2011

A poesia na sala de aula


A POESIA NA SALA DE AULA

"Poesia é brincar com as palavras como se brinca com bola, papagaio e pião." (José Paulo Paes).

O poema reforça em nossas lembranças as dimensões do brincar e do aprender que estão irremediavelmente relacionadas. A poesia sensibiliza o ser humano, é a fala da alma e do sentimento, desta forma necessita ser cultivada.

Toda criança possui uma relação muito íntima com a poesia. Desde seu nascimento é embalada ao som de acalantos, cantigas, parlendas, quadrinhas apresentadas por seus familiares, compondo assim seu universo infantil de encantamento e imaginação. Esse acervo que a criança traz é a expressão da mais pura poesia e deve ser valorizada e trabalhada em sala de aula.

A leitura como ato individual, espontâneo e interior não pode ser usada como exercício mecânico, sem significado, deve ser a expressão de sentimento de prazer, prazer de ver, ler, e descobrir.

Os professores devem trabalhar poesias e textos poéticos com seus alunos, pois estes são meios para o desenvolvimentodas habilidades de percepção sensorial, do senso estético e de suas competências leitoras.

A interação com a poesia é uma das responsáveis pelo desenvolvimento pleno da capacidade linguística da criança. O trabalho poderá iniciar com uma sondagem para descobrir os temas de maior interesse dos alunos, proporcionando uma maior participação. Este levantamento poderá ser de forma direta através de pequenas fichas ou ouvindo e anotando as temáticas preferidas dos alunos. Deve-se ainda preparar um ambiente adequado para que os alunos sintam-se a vontade para trabalhar com a poesia, seja de maneira individual, seja em pares, o que oportuniza a conversa sobre o texto. Uma boa idéia é fazer a leitura com os alunos sentados em círculo no chão, utilizando um fundo musical. Outra atividade didática para trabalhar com poesia é o desenho, ainda é possível vislumbrar este trabalho através do varal poético, da leitura poetizada, da vivência lúdica deste gênero textual.

Para trabalhar poesia é imprescindível que o professor seja um apaixonado, que leia poesias com prazer, como se degustasse um prato delicioso. Poucos professores se preocupam realmente em transformar a sala de aula num grande espaço lúdico, de aprendizado prazeroso, de desenvolvimento pelo gosto da poesia. O professor apaixonado pela poesia transmite esse gosto aos alunos pela maneira que faz a leitura, desta forma a poesia ganha vida e encanta os ouvintes.

Um comentário:

  1. Olá, pessoal!

    É isso aí, temos já bastante conteúdo! Parabéns e continuem assim!

    Abraços

    ResponderExcluir