sexta-feira, 20 de maio de 2011

A Cartomante - Adaptação do conto de Machado de Assis
 Camilo e Vilela eram grandes amigos. Eles se conheciam desde a infância. Camilo vivia e fora criado por sua mãe. Era mais novo que Vilela e menos ambicioso também. Por ter sido criado e “paparicado” pela mãe, achava que não tinha de estudar muito para ter alguma coisa na vida. Bem diferente era Vilela. Ao se formar em Direito, queria seguir a carreira de juiz. Assim o fez. Mudou-se para a capital e teve uma carreira bem sucedida.
Vilela cansado da correria da cidade grande resolveu retornar para o interior, mais precisamente para Cruz Alta. Informou a notícia ao amigo e ainda notificou que estava casado com uma mulher maravilhosa que fazia de tudo para lhe agradar.
Camilo desconfiou de tantas qualidades, pois quando a esmola é demais o santo desconfia.Contudo resolveu esperar a chegada do amigo.
Quando Vilela voltou, Camilo ficou surpreso ao conhecer Rita. Realmente as fotos que Vilela havia enviado por e-mail não tinham nada de fotoshop.
Rita aprovou o amigo do marido, avaliou muito bem todas as questões e, o que mais lhe agradou foi que era um homem de alma livre, que não necessitava dar satisfação para ninguém.Seria um bom amigo e muito útil quando Vilela estivesse atarefado, poderia lhe mostrar a nova cidade....
Rita aproveitou a sua chegada e foi se encontrar com suas amigas de infância. Depois que conhecera Vilela, este proibiu que ela se relacionasse com suas antigas amizades. Dizia sempre que não eram do nível esperado de educação. Achava-as vulgares e inconvenientes.
Durante o encontro Rita aproveitou para desabafar, contando as amigas que o marido querido tinha umas idéias muito atrasadas, mas que havia sido  o melhor que tinha arrumado. Em compensação o amigo dele... SOCORRO! É tudo de bom ponto com ponto br!!!!!!!!!!!!!
As amigas aconselharam que Rita não jogasse a sorte fora, ela desconversou pois já estava com segundas, terceiras e quartas intenções. Estava disposta a apimentar o relacionamento conciliando os dois. Bastava saber se Camilo estava disposto.
Semanas se passaram e a mãe de Camilo veio a falecer. Camilo ficou desconsolado, transtornado pela dor da perda daquela que sempre esteve ao seu lado. Vilela cuidou de toda parte difícil: velório, enterro, missa e do inventário. Rita tratou especialmente do coração, e ninguém o faria melhor. Como daí, chegaram ao amor, não o soube ele nunca. A verdade é que gostava de passar as horas ao lado dela; era a sua enfermeira moral, quase uma irmã, mas principalmente, era mulher e bonita.
No aniversário de Camilo, as coisas se acertaram, Vilela presenteou-lhe com um smartphone, já Rita com muita descrição entregou-lhe uma oração, da santinha de devoção de sua querida e inesquecível mãe, que Deus a tenha!
Que nada, de oração não tinha nada, era um bilhete marcando um encontro no café mais discreto da cidade. Aí começaram os encontros às escondidas.
Logo, logo junto aos encontros também começaram e-mail anônimos, recados no orkut, torpedos sem identificação, todos endereçados a Camilo. Mas quem poderia ter descoberto fato tão sigiloso?
Camilo estava preocupado. Rita tentava acalmá-lo. A preocupação era tanta que o relacionamento dos dois começava a esfriar. Rita resolveu procurar ajuda. Foi a casa de Madame Diná, um conhecida cartomante da cidade.
Madame Diná sabe de tudo o que aconteceu, o que acontece e o que acontecerá...
A cartomante tranquilizou o coração de Rita no momento em que afirmou que Camilo a amava e, estava perdidamente apaixonado por ela.
Rita voltou para casa feliz. Foi  muito atenciosa com ao marido,  até preparou um jantar a luz de velas.Porém enquanto Vilela tomava seu banho Rita enviou um torpedo para Camilo marcando um encontro no dia seguinte.
No dia seguinte Rita encontrou com Camilo relatou onde havia ido no dia anterior. Camilo repreendeu-a lembrando que não era seguro ir a estes lugares. Salientou ainda que não acreditava nestas coisas. Que só queriam o dinheiro.Rita ficou muito triste, mas estava tranqüila acreditando no amor de Camilo.
Um dia, porém, recebeu Camilo um torpedo anônimo, que lhe chamava imoral e pérfido, e dizia que a aventura já havia caído na boca do povo. Camilo teve medo, e, para desviar as suspeitas, começou afastar-se  de Vilela. Este notou-lhe as ausências. Camilo respondeu que o motivo era uma aventura de rapaz. As ausências prolongaram-se, e as visitas cessaram inteiramente. Pode ser que entrasse também nisso um pouco de amor-próprio, uma intenção de diminuir os obséquios do marido, para tornar menos dura a aleivosia do ato.
Foi por esse tempo que Rita, desconfiada e medrosa, correu à cartomante para consultá-la sobre a verdadeira causa do procedimento de Camilo.
Vimos que a cartomante restituiu-lhe a confiança, e que o rapaz repreendeu-a por ter feito o que fez. Correram ainda algumas semanas. Camilo recebeu mais dois ou três telefonemas  anônimos, tão apaixonadas, que não podiam ser advertência da virtude, mas despeito de algum pretendente; tal foi a opinião de Rita, que, por outras palavras mal compostas, formulou este pensamento:— a virtude é preguiçosa e avara, não gasta tempo nem papel; só o interesse ativo e pródigo.
Nem por isso Camilo ficou mais sossegado; temia que o anônimo fosse ter com Vilela, e a catástrofe viria então sem remédio. Rita concordou que era possível.
— Bem, disse ela; eu levo os sobrescritos para comparar a letra com as das cartas que lá aparecerem; se alguma for igual, guardo-a e rasgo-a... Nenhuma apareceu; mas daí a algum tempo Vilela começou a mostrar-se sombrio, falando pouco, como desconfiado. Rita deu-se pressa em dizê-lo ao outro, e sobre isso deliberaram. A opinião dela é que Camilo devia tornar à casa deles, tatear o marido, e pode ser até que lhe ouvisse a confidência de algum negócio particular. Camilo divergia; aparecer depois de tantos meses era confirmar a suspeita ou denúncia. Mais valia acautelarem-se, sacrificando-se por algumas semanas. Combinaram os meios de se corresponderem , em caso de necessidade, e separaram-se com lágrimas.
No dia seguinte, estando na repartição, recebeu Camilo um e-mail Vilela: "Vem já, já, à nossa casa; preciso falar-te sem demora." Era mais de meio-dia. Camilo saiu logo; na rua, advertiu que teria sido mais natural chamá-lo ao escritório; por que em casa? Tudo indicava matéria especial, e a letra, fosse realidade ou ilusão, afigurou-se-lhe trêmula. Ele combinou todas essas coisas com a notícia da véspera.
— Vem já, já, à nossa casa; preciso falar-te sem demora, — repetia ele com os olhos no papel.
Imaginariamente, viu a ponta do ice berg, Rita subjugada e lacrimosa, Vilela indignado, pegando escrevendo o e-mail, e esperando-o para matá-lo. Camilo estremeceu, tinha medo: depois sorriu amarelo, e em todo caso repugnava-lhe a idéia de recuar, e foi andando. De caminho, lembrou-se de ir a casa; podia achar algum recado de Rita, que lhe explicasse tudo. Não achou nada, nem ninguém. Voltou à rua, e a idéia de estarem descobertos parecia-lhe cada vez mais verossímil; era natural uma denúncia anônima, até da própria pessoa que o ameaçara antes; podia ser que Vilela conhecesse agora tudo. A mesma
suspensão das suas visitas, sem motivo aparente, apenas com um pretexto fútil, viria confirmar o resto.
Camilo ia andando inquieto e nervoso. Não relia o e-mail, mas as palavras estavam decoradas, diante dos olhos, fixas, ou então, — o que era ainda pior, — eram-lhe murmuradas ao ouvido, com a própria voz de Vilela. "Vem já, já, à nossa casa; preciso falar-te sem demora." Ditas assim, pela voz do outro, tinham um tom de mistério e ameaça. Vem, já, já, para quê?
Era perto de uma hora da tarde. A comoção crescia de minuto a minuto. Tanto imaginou o que se iria passar, que chegou a crê-lo e vê-lo. Positivamente, tinha medo. Entrou a cogitar em ir armado, considerando que, se nada houvesse, nada perdia, e a precaução era útil. Logo depois rejeitava a idéia, envergonhado de si mesmo, e seguia, como se lhe faltasse o chão, na direção do Largo da Carioca, para entrar num táxi. Chegou, entrou e mandou seguir rápido.
"Quanto antes, melhor, pensou ele; não posso estar assim..."
Mas o mesmo vento no rosto veio agravar-lhe a comoção. O tempo voava, e ele não tardaria a entestar com o perigo. Perto, um acidente de carro, o táxi  teve de parar, a rua estava atravancada. Camilo, em si mesmo, estimou o obstáculo, e esperou. No fim de cinco minutos, reparou que ao lado, à esquerda, ficava a casa da cartomante, a quem Rita consultara uma vez, e nunca ele desejou tanto crer na lição das cartas. Olhou, viu as janelas fechadas, quando todas as outras estavam abertas e pejadas de curiosos do incidente da rua.
Dir-se-ia a morada do indiferente Destino. Camilo reclinou-se no táxi, para não ver nada. A agitação dele era grande, extraordinária, e do fundo das camadas morais emergiam alguns
fantasmas de outro tempo, as velhas crenças, as superstições antigas. O taxista propôs-lhe voltar à primeira travessa, e ir por outro caminho: ele respondeu que não, que esperasse. E inclinava-se para fitar a casa... Depois fez um gesto incrédulo: era a idéia de ouvir a cartomante, que lhe passava ao longe, muito longe, com vastas asas cinzentas; desapareceu, reapareceu, e tornou a esvair-se no cérebro; mas daí a pouco moveu outra vez as asas, mais perto, fazendo uns giros concêntricos... Na rua, ouvia-se o som da ambulância. Daí a pouco estariam removidos os carros. Camilo fechava os olhos, pensava em outras coisas: mas a voz do marido sussurrava-lhe a orelhas as palavras do e-mail: "Vem, já, já..." E ele via as contorções do drama e tremia.
A casa olhava para ele. As pernas queriam descer e entrar . Camilo achou-se diante de um longo véu opaco... pensou rapidamente no inexplicável de tantas cousas. A voz da mãe repetia-lhe uma porção de casos extraordinários: e a mesma frase do príncipe de Dinamarca reboava-lhe dentro: "Há mais cousas no céu e na terra do que sonha a filosofia... " Que
perdia ele, se... ?
Deu por si na calçada, ao pé da porta: disse ao taxista que esperasse, e rápido enfiou pelo corredor, e subiu a escada. A luz era pouca, os degraus comidos dos pés, o corrimão pegajoso; mas ele não, viu nem sentiu nada.
Trepou e bateu. Não aparecendo ninguém, teve idéia de descer; mas era tarde, a curiosidade fustigava-lhe o sangue, as fontes latejavam-lhe; ele tornou a bater uma, duas, três pancadas. Veio uma mulher; era a cartomante.
Camilo disse que ia consultá-la, ela fê-lo entrar. Dali subiram ao sótão, por uma escada ainda pior que a primeira e mais escura. Em cima, havia uma salinha, mal alumiada por uma janela, que dava para o telhado dos fundos.
Velhos trastes, paredes sombrias, um ar de pobreza, que antes aumentava do que destruía o prestígio.
A cartomante fê-lo sentar diante da mesa, e sentou-se do lado oposto, com as costas para a janela, de maneira que a pouca luz de fora batia em cheio no rosto de Camilo. Abriu uma gaveta e tirou um baralho de cartas compridas e enxovalhadas. Enquanto as baralhava, rapidamente, olhava para ele, não de rosto, mas por baixo dos olhos. Era uma mulher de quarenta anos, italiana, morena e magra, com grandes olhos sonsos e agudos. Voltou três cartas sobre a mesa, e disse-lhe:
— Vejamos primeiro o que é que o traz aqui. O senhor tem um grande susto...
 Camilo, maravilhado, fez um gesto afirmativo.
— E quer saber, continuou ela, se lhe acontecerá alguma coisa ou não...
— A mim e a ela, explicou vivamente ele.
A cartomante não sorriu: disse-lhe só que esperasse. Rápido pegou outra vez das cartas e baralhou-as, com os longos dedos finos, de unhas decoradas; baralhou-as bem, transpôs os maços, uma, duas. três vezes; depois começou a estendê-las. Camilo tinha os olhos nela curioso e ansioso.
— As cartas dizem-me...
Camilo inclinou-se para beber uma a uma as palavras. Então ela declarou-lhe que na tivesse medo de nada. Nada aconteceria nem a um nem a outro; ele, o terceiro, ignorava tudo. Não obstante, era indispensável muita cautela: ferviam invejas e despeitos. Falou-lhe do amor que os ligava, da beleza de Rita. . . Camilo estava deslumbrado. A cartomante acabou, recolheu as cartas e fechou-as na gaveta.
— A senhora restituiu-me a paz ao espírito, disse ele estendendo a mão por cima da mesa e apertando a da cartomante.
Esta levantou-se, rindo.
— Vá, disse ela; vá, ragazzo innamorato...
E de pé, com o dedo indicador, tocou-lhe na testa. Camilo estremeceu, como se fosse a mão da própria sibila, e levantou-se também. A cartomante foi à cômoda, sobre a qual estava um prato com passas, tirou um cacho destas, começou a despencá-las e comê-las, mostrando duas fileiras de dentes que desmentiam as unhas. Nessa mesma ação comum, a mulher tinha
um ar particular. Camilo, ansioso por sair, não sabia como pagasse; ignorava o preço.
— Passas custam dinheiro, disse ele afinal, tirando a carteira. Quantas quer
mandar buscar?
— Pergunte ao seu coração, respondeu ela.
Camilo tirou uma nota de cem reais, e deu-lha. Os olhos da cartomante fuzilaram. O preço usual era vinte reais.
— Vejo bem que o senhor gosta muito dela... E faz bem; ela gosta muito do senhor. Vá, vá, tranqüilo. Olhe a escada, é escura; ponha o boné...
A cartomante tinha já guardado a nota na algibeira, e descia com ele, falando, com um leve sotaque. Camilo despediu-se dela embaixo, e desceu a escada que levava à rua, enquanto a cartomante, alegre com a paga, tornava acima, cantarolando uma barcarola. Camilo achou o táxi esperando; a rua estava livre.
Tudo lhe parecia agora melhor, as outras cousas traziam outro aspecto, o céu estava límpido e as caras joviais. Chegou a rir dos seus receios, que chamou pueris; recordou os termos da carta de Vilela e reconheceu que eram íntimos e familiares. Onde é que ele lhe descobrira a ameaça? Advertiu também que eram urgentes, e que fizera mal em demorar-se tanto; podia ser algum negócio grave e gravíssimo.
— Vamos, vamos depressa, repetia ele ao táxi.
E consigo, para explicar a demora ao amigo, planejou qualquer coisa;  parece que formou também o plano de aproveitar o incidente para tornar à antiga assiduidade... De volta com os planos, reboavam-lhe na alma as palavras da cartomante. Em verdade, ela adivinhara o objeto da consulta, o estado dele, a existência de um terceiro; por que não adivinharia o resto? O presente que se ignora vale o futuro. Era assim, lentas e contínuas, que as velhas crenças do rapaz iam tornando ao de cima, e o mistério empolgava-o com as unhas de ferro. Às vezes queria rir, e ria de si mesmo, algo vexado; mas a mulher, as cartas, as palavras secas e afirmativas, a exortação: — Vá, vá, ragazzo innamorato; e no fim, ao longe, a barcarola da despedida, lenta e graciosa, tais eram os elementos recentes, que formavam, com os antigos, uma fé nova e vivaz.
A verdade é que o coração ia alegre e impaciente, pensando nas horas felizes de outrora e nas que haviam de vir. Ao passar pela Glória, Camilo olhou para o mar, estendeu os olhos para fora, até onde a água e o céu dão um abraço infinito, e teve assim uma sensação do futuro, longo, longo, interminável.
Daí a pouco chegou à casa de Vilela.desceu do táxi, empurrou a porta de ferro do jardim e entrou. A casa estava silenciosa. Subiu os seis degraus de pedra, e mal teve tempo de bater, a porta abriu-se, e apareceu-lhe Vilela.
— Desculpa, não pude vir antes; que há?
Vilela não lhe respondeu; estava muito estranho, fisionomia desolada, branco como papel. Fez-lhe sinal, e foram para dentro. Entrando, Camilo não pôde sufocar um grito de terror: — ao fundo sobre o sofá, estava Rita morta e ensangüentada.
Vilela pegou-o pela gola, e, com dois tiros de revólver, estirou-o morto no chão.










Um comentário: